Patrícia Tavares

Minha foto
Barueri, São Paulo, Brazil
Formada desde 1996 - Especialista em Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares, DTM e Dor Orofacial e Harmonização Orofacial. Sou Invisalign Doctor Platinum. Também Pós Graduada em Sono pelo Einstein e Habilitada em Laser Odontológico pela USP. Atendimento de Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos. Tratamentos com Alinhadores invisíveis, Aparelhos Removíveis, Aparelhos Fixos, Preparos Cirúrgicos, Aparelhos para melhora de DTM, Bruxismo, Ronco e Apnéia do sono. Odontóloga por amor!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PIERCING NA BOCA



OS MALES DO PIERCING NA BOCA 



Além dos piercings intra-orais, os colocados em lábios, bochechas e proximidades, também envolvem riscos.  Antes de perfurar qualquer parte, dentro ou fora da boca, converse com seu dentista.


Se você achou bonitinho ou  "COOL", esta pensando em colocar piercing ou seu filho/a te pediu para fazer um, leia as possíveis consequências antes de fazer e/ou autorizar!! 



Riscos deste tipo de piercing?




O  piercing colocado na língua, lábios ou bochechas envolvem riscos maiores do que os colocados na orelha. 
Antes de perfurar qualquer parte, dentro ou fora da boca, converse com seu dentista. 


Se a qualquer momento notar lesões ou infecções graves procure o médico, dentista ou um hospital.











Inflamações


A colocacão do piercing e até mesmo a presença dele, pode causar inflamações e reações alérgicas no local perfurado. 




Infecções 

A boca contém milhões de bactérias que podem causar infecções, além do hábito de tocar o piercing detro da boca aumentar, ainda mais o risco de se contrair uma infecção. 



Se a infecção persistir localmente, a peça deve ser removida. Se ela for mantida, o corpo estranho continua no local e pode se tornar um ponto para outras infecções e/ou agravamento da mesma. 




Doenças transmissíveis pelo sangue 

O piercing da boca foi identificado pelo Instituto Nacional de Saúde como uma possível forma de transmissão da hepatite B, C, D e G, a esterilização e uso de descartáveis deve ser exigido!

Endocardite 

É a inflamação das válvulas e dos tecidos cardíacos. A ferida causada pela perfuração dá às bactérias da boca a oportunidade de entrar na corrente sanguínea, podendo chegar ao coração.

Câncer

É fato que o piercing é uma agressão local, que pode modificar os tecidos da cavidade bucal, transformando-os numa lesão com aspecto branco (leucoplasia), e toda leucoplasia pode se tornar um câncer. Principalmente quando associado ao álcool e ao cigarro que são causadores de câncer bucal, pela sua ação química e física. 



Dormência da língua

É muito possível a perfuração do nervo, durante a instalação de um piercing na língua.  Se isso acontecer, você poderá perceber sensação de dormência na língua, que por vezes é temporária, mas pode ser permanente.  Esta lesão poderá afetar a sua percepção do paladar. 


Sangramento prolongado

Caso um vaso sanguíneo seja perfurado pela agulha durante o procedimento de colocação, pode haver um sangramento difícil de ser controlado. 






Dor e inchaço 

São sintomas comuns de piercing na boca. Em casos mais sérios, se a língua inchar demais, poderá fechar a passagem de ar e dificultar a respiração.




Dentes danificados
 
O contato com o piercing pode o casionar trincas e/ou fraturas no esmalte dentário, danificando o dente e também  restaurações, facetas, coroas e peças metálicas.





Ferimento e retração na gengiva  

As peças de metal não só podem ferir o tecido da gengiva que é sensível, mas também podem causar retração gengival. A retração gengival tem aparência desagradável e torna seus dentes mais vulneráveis a cáries e a periodontite.




Interferência com a função normal da boca

Os Piercing aumentam a produção de saliva, impedindo que você pronuncie corretamente as palavras e também dificultam a fala, mastigação e deglutição.




Tempo de cicatrização 




Higiene do piercing



Quanto tempo dura um piercing?
Se você não contrair nenhuma infeção e seus piercings orais não interferirem com as funções normais da boca, podem ser usados de forma permanente. 

Importante:


Mas não deixe de ir ao dentista se sentir qualquer tipo de dor ou algum outro problema. Por causa dos riscos envolvidos mesmo depois que a ferida da perfuração desaparece (como é o caso de engolir peças soltas ou danificar os dentes), a melhor coisa é não fazer piercing oral.




Fonte: Richardson, J. D. Indiana; Bozelli; Colgate-Palmolive 




8 comentários:

  1. Gostaria de saber se fizer um piercing na boca mesmo que tenha aparelho o que aconteçe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sobre fazer um piercing na boca usando aparelho, dependendo do local vc pode quebrar o bracket próximo ao piercing, abrir espaço, fraturar ou entortar dente q já foi corrigido pelo tratamento ortodôntico. Também além de inflamações e/ou infecções citadas acima, mais de 1 tipo de metal na boca, pode gerar uma corrente galvânica, a qual vc ficará deglutindo. Pense bem antes de fazer um piercing em boca, não é muito inteligente alterar PH de mucosa! Fora isso mantenha limpo :-)

      Excluir
    2. MAIS É CERTEZA DE QUE ISTO ACONTEÇA??

      Meu namorado tem na língua nunca ouve problemas!E ele sempre consultou o dentista!

      Estou querendo furar o centro dos labios sei oque não posso comer sei os cuidados que tem que tomar! E da mesma forma corro este risco?

      Excluir
    3. Olá
      Como vai?
      Claro que não é certeza que vai acontecer, são situações que podem ocorrer...
      Depende do seu organismo, da higiene e capacidade do profissional e o mais importante, seguir a risca as recomendasse de pré e pós realização da perfuração e manter uma higiene ideal.
      Obrigada pela visita! :-)

      Excluir
  2. Quando você poem um piercing na linha assim como em qualquer outro lugar você tb está fazendo um pacto com a higiene, no meu caso o meu piercing na língua me fez adotar hábitos que no fim fizeram bem para toda a minha boca, eu não tenho mal hálito, nunca mais tive cáries e meus dentes são branquinhos, meu piercing cicatrizou perfeitamente os buraquinhos são limpinhos sem bolhas sem quelóide sem anéis brancos em volta do buraco, nadinha! Mas eu tb fiz tudo que eu pude para ele cicatrizar bem principalmente nos primeiros 15 dias, eu escovo meus dentes três vezes ao dia, lavo a boca com enchaguante bocal sem alcool, não deixo restos de comida ficarem entre os dentes, nas duas primeiras semanas eu só comi alimentos bem molhinhos, tomei anti inflamatórios , e depois que ele cicatrizou eu troquei meu piercing de aço cirúrgico por um de bioplast que tem a haste flexível e as bolinhas de silicone e na minha opinião ele é o melhor piercing para por na linha pq ele é super suave e leve, ele se dobra junto com a lígua, não tem porigo caso vc morda as bolhinhas, ele é perfeito, nunca mais quero por um piercing de metal na minha língua estou apaixonada pelo bioplast, até pq esse ano vou por aparelho e sei lá, acho que ter um piercing de metal junto com o aparelho que tb é de metal deve encomodar bastante XD então concerteza não irei trocar o meu de bioplast.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá?
      Como vai?
      Fico feliz em saber que serviu para vc melhorar seus hábitos de higiene e seus cuidados com a boca, continue assim!
      Obrigada pela visita! :-)

      Excluir
  3. Emtao , tenho pincerg na lingua e daqui um mês vou começar a fazer o tratamento do dentista , pra mim fazer o tratamento vou precisar tirar o pincerg ou nao ??

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Não é necessário a remoção do piercing, salvo alguns casos em que o profissional ache apropriado!
    Obrigada pela visita!!

    ResponderExcluir